Informações do Estado
Vamos aqui destacar, de maneira genérica, aspectos do estado do Rio de Janeiro; uma vez que CESABB, embora hoje sediado em Niterói, tem abrangência estadual, e sua sede é itinerante, isto é, terá sua sede onde residir o presidente eleito.
As informações dos municípios estarão disponíveis nos sites das AABBs respectivas.
Os três grandes ciclos históricos do país: do açúcar, do ouro (30) e do café (32), deixaram fortes presenças no Estado do Rio de Janeiro. Grandes canaviais – hoje praticamente extintos – ajudaram florescer cidades – como exemplo Campos dos Goytacázes -.
Na época do ouro e diamantes, que transportados por mulas, os carregamentos vinham de Minas Gerais para Parati, e daqui seguia destino a Portugal.
Na época do café, grandes plantações cobriram as encostas da cidade do Rio de Janeiro e, depois, espalharam pelo Paraíba do Sul e cidades surgiram como Valença, Vassouras (cidade dos barões do café), Penedo, Visconde de Mauá, etc. (estas últimas com clima frio que se assemelha a Campos do Jordão).
O Estado do Rio tem PRAIAS magníficas. Alem das consagradas Copacabana e Ipanema, existem as praias de Niterói (Camboínhas – Piratininga – Itaipu). As praias da Região dos Lagos, (Marica, Saquarema, Araruama, Ponta Negra) -. Destacamos ainda no litoral norte as praias de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação dos Búzios. Em direção ao Estado de São Paulo, temos a COSTA VERDE onde a paisagem muda totalmente: o relevo recortado, com as várias baías salpicadas de ilhas paradisíacas e montanhas recobertas de árvores que se debruçam sobre as águas cristalinas. (Sepetiba, Itacuruça, Mangaratiba, Angra dos Reis, Ilha Grande, Parati (cidade colonial).
Para constatar essas maravilhas recomendamos uma viagem pela antiga Rio/Santos.
O Estado do Rio de Janeiro ainda tem como privilégio a Serra dos Órgãos que abriga um dos parques nacionais mais representativos do país: é a REGIÃO SERRANA, onde encontramos várias cidades que, devido à sua história e ao lazer que oferecem, são verdadeiros paraísos turísticos. – Petrópolis onde se encontra o MUSEU IMPERIAL (passeio imperdível), Teresópolis, Nova Friburgo, entre outras.